Viajar é muito bom, mas não podemos esquecer dos documentos.

Passaporte – Precisamos estar atentos com a validade do nosso documento de viagem, que dependendo do destino deverá ter, em geral, um mínimo de  seis meses a partir da data de retorno do respectivo país.  Em breve estarei publicando as exceções.

Recomendo levar para viagem uma cópia do documento, para o dia a dia.

Países, como os membros do Mercosul, aceitam , também, a carteira de identidade, desde que esteja em bom estado, com emissão feita há , no máximo, 10 anos e que o responsável seja reconhecido na foto.

Visto – Assim que o destino for escolhido, veja se é necessário o visto de entrada.  Caso necessite, providencie o quanto antes, pois o trâmite poderá exigir um tempo.  Há casos em que o visto de entrada é adquirido localmente.

Seguro Viagem – Recomendo não viajar sem. Países membros do Tratado de Schengen exigem uma cobertura mínima de 30.000 Euros.  Existe a possibilidade, em alguns paises, da apresentação deste documento na chegada.

Vacina – Antes de viajar, mesmo aqui no Brasil, veja se é necessária alguma vacina e a antecedência que devemos ter para a vacinação.  Por exemplo, a vacina contra Febre Amarela deverá ser tomada, no mínimo com 10 dias antes do embarque.  Há casos que precisamos apresentar o Certificado de Vacinação no check-in da empresa aérea como aconteceu comigo no embarque para a África do Sul.

Remédios – Se você faz uso continuo de algum remédio , leve a receita.

Malas – Verifique sempre , antes de começar a fazer sua mala, a quantidade e peso de volume que você tem direito.  Inclusive sua mala de mão.  Já presenciei casos de malas de mão terem de ser despachadas, por causa do peso.

Liquidos nas bolsas de mão– Não esqueça que não podemos embarcar com liquidos acima de 100 ml, material cortante, cremes…

Objetos como tesoura, saca rolhas, deverão ir na mala a ser despachada.

Roupa extra – Sempre levo um kit de roupa extra na bagagem de mão.  Não esperamos, mas nossa mala pode não chegar ao destino junto conosco e assim, temos como trocar de roupa, neste primeiro momento.